6 de mar. de 2012

Todos sabem que o Brasil é o país do futebol. O que poucos sabem (ou o que muitos não aceitam) é que o Brasil, infelizmente, ainda não está preparado para sediar um envento tão grandioso quanto a Copa do Mundo.
 O Brasil tem suas qualidades. É um lugar rico, culturalmente falando. Entretanto, esse fato não compensa a pobreza, a fome, a baixa escolaridade, a falta de empregos, a criminalidade, entre outros diversos problemas que aflingem o nosso país. Problemas estes que poderiam facilmente ser resolvidos (pelo menos em sua maioria), se o governo investisse mais em segurança ou na construção de escolas e hospitais. Tendo consciencia disso, não é enfurecedor saber que serão gastos, no mínimo, 5 bilhões de dólares num campeonato de futebol, enquanto ainda existem milhares crianças sem escola, morando na rua e passando fome?
5 bilhões de dólares. O pior é que, além de não ter estrutura e nem tempo suficiente - faltando apenas dois anos para o mundial, o Brasil ainda não tem nenhum estádio pronto e as construções estão todas atrasadas - o país corre o risco de ter o papel de sediador cancelado pela própria Fifa e, mesmo com os poucos benefícios trazidos pela Copa, só agravaria os problemas já existentes, pois todo esse dinheiro fora investido de forma errada ou desviado para o bolso dos "ladrões de terno e gravata".
  Ná época em que foi oficializado que o Brasil seria sede da Copa, obviamente, ficamos todos empolgados. Isso porque o povo brasileiro pode reclamar a vida toda das condições do país em que vive , mas quando é época de Copa do Mundo e o assunto é futebol, um pseudo-patriotrismo exagerado surge rapidamente. Não sou contra esse comportamento. Pelo contrário, acho compreensível o fato do brasileiro se orgulhar e clamar-se patriota quando se trata apenas do que o país faz de melhor, Futebol. Contudo, é questionável até mesmo se a própria seleção de futebol brasileira está preparada para o mundial. Tendo em vista que os nossos jogadores atuais mudam o corte de cabelo com mais frequencia do que fazem gols.
Pensando bem, até que seria bom se o Brasil perdesse logo o posto de país-sede da Copa do Mundo de 2014. Vejamos: isso evitaria que nossa pátria ficasse conhecida como uma vergonha internacional, mostraria para o nosso governo que eles problemas maiores a serem resolvidos antes de tentar suportar um evento de tamanha importância e, principalmente, nos daria a lição de que, nem sempre, o "Jeitinho Brasileiro" (ou seja, deixar tudo pra última hora) funciona.

0 comentários:

Postar um comentário